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Mas enfim, o que é educação inclusiva?



Ao longo de minha trajetória com formação de professores no ensino superior e também partilhando de reflexões entre colegas durante minha atuação na educação básica, percebo um discurso latente, carregado de sentidos e significados por vezes velados, tais como:


Aluno de inclusão

Atividades adaptadas

Minha escola é inclusiva, pois tem com deficiência

Atividades inclusivas

Entre outros...

É importante entendermos a educação inclusiva não como um fim e sim como a base, ou seja, a educação inclusiva não pode ser caracterizada apenas pela presença ou ausência da pessoa com deficiência em um espaço.

Educação inclusiva é um movimento mundial, intencional de educação de qualidade para todos sem distinção. Todos os alunos que estão na escola, independentemente de suas características.

Quando digo todos, são todos; homens, mulheres, estrangeiros, crianças em situação de vulnerabilidade, índios e também pessoas com deficiência.

A educação inclusiva não pode ser restringida a presença ou ausência de uma pessoa com deficiência em um espaço, pois ela pode estar presente, mas mesmo assim, não fazer parte de todo o processo.



O acesso na educação inclusiva deve ser, não apenas a matricula, e sim ao currículo e a todas as práticas sociais que circulam na escola. Caso contrário estaremos promovendo um processo de exclusão dentro da inclusão.

Por fim, educação inclusiva não pode ser reduzida a presença de um individuo dentro de um espaço, ou a produção de uma atividade específica. Educação inclusiva é concepção de ensino de forma qualitativa para todos sem distinção.

 
 
 

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O objetivo da inclusão é de garantir o direito a educação, igualdade de oportunidade e a valorização das diferenças humanas.

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