Mas enfim, o que é educação inclusiva?
- Juliana Bezerra
- 3 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Ao longo de minha trajetória com formação de professores no ensino superior e também partilhando de reflexões entre colegas durante minha atuação na educação básica, percebo um discurso latente, carregado de sentidos e significados por vezes velados, tais como:

Aluno de inclusão
Atividades adaptadas
Minha escola é inclusiva, pois tem com deficiência
Atividades inclusivas
Entre outros...
É importante entendermos a educação inclusiva não como um fim e sim como a base, ou seja, a educação inclusiva não pode ser caracterizada apenas pela presença ou ausência da pessoa com deficiência em um espaço.
Educação inclusiva é um movimento mundial, intencional de educação de qualidade para todos sem distinção. Todos os alunos que estão na escola, independentemente de suas características.
Quando digo todos, são todos; homens, mulheres, estrangeiros, crianças em situação de vulnerabilidade, índios e também pessoas com deficiência.
A educação inclusiva não pode ser restringida a presença ou ausência de uma pessoa com deficiência em um espaço, pois ela pode estar presente, mas mesmo assim, não fazer parte de todo o processo.

O objetivo da inclusão é de garantir o direito a educação, igualdade de oportunidade e a valorização das diferenças humanas.